terça-feira, 22 de julho de 2008


I want to Believe
( este post não é nem um pouco NERD =B)



Já estava querendo escrever algo sobre "Arquivo X" há um tempão mas a preguiça falta de tempo não deixou. Mas aí como é semana de estréia (MALDITAS :D!), ai ficam saindo aquela porrada de entrevistas, matérias e talz. Deu vontade de assistir todos os episódios de novo, o que é uma missão que requer tempo, muuuuuito tempo e concentração( 9 temporadas +__+). Por isso que o especial do Omelete salvou a minha pele; tem de tudo lá, explica a origem e o sucesso da série, por que ela se tornou fenômeno Cult, até altas viajens explicando a mitologia da série e sua relação com arquetipos e Jung 0.o, um arraso mesmo.

Começei a assistir a série com 11 anos de idade, e nem sei para quê mesmo. Eu entendia pouca coisa mesmo, e não têm um episódio de Arquivo x que não vá te acrecentar algo de novo. Tem sempre um fato que você faz aquela cara de "Oh rly?". Mas como eu fui crescendo e ficando mais inteligente (há controvérsias), finalmente fui entendendo as difíceis histórias de Chris Carter e sua trupe, e as zilhões de referências da série(alguns episódios, até hoje continuam indecifráveis para mim como " Kill Switch", tipo COMO FAS??//). Mas o que era legal mesmo na época, era saber das coisas sem internet. Sério, como eu conseguia? Toda semana eu fazia um arrastão na banca de revistas do Fred para saber o guia de episódios das novas temporadas, comprava tembém inúmeras fitas de VHS para gravar os episódios na Record, comprava posters dos Backstreetboys, e era um tempo que a Set era barata e bem legal :D. Tipo, olhando as pastas de revistas e posters que eu tenho até hoje, eu era super rica economizando o dinheiro do lanche. Hoje sou gorda e fui a falência _o/. Mas ah como era bom! A emoção de vasculhar as revistas a procura de qualquer informaçãozinha de Arquivo X, ai ai...

Foi por conta da série e para pedir cds do Exaltasamba emprestado que a Renata começou a falar comigo, e hoje é minha melhor amiga. Também foi por conta da série que eu levei a maior queda da minha vida ( comentando o filme, em 1998 super empolgada descendo as escadas da extinta lanchonete do Riverside Mashmellow, despenquei do andar de cima, rolando as escadas e tacando a cara no balcão +____+). Arquivo X, é íncone dos anos 90 e mamãe de muitas séries como "CSI", "Lost" até "House" (L). Foi ela que criou um conceito de mitologia central para sériados, foi também a primeira a se relacionar amplamente com a internet através da criação de inúmeros sites e fóruns de discussão, e nunca tinha se visto roteiros tão bem elaborados para a TV. Por isso que eu sempre respondo, como viciada em seriados hoje, que não existe seriado melhor que Arquivo X. Mesmo com a variedade imensa que se tem hoje, é muito difícil juntar romance+ terror+humor+ets+ psicopatas+ conspirações e deixar tudo isso harmonioso.

Agora é esperar até sexta, ( depois de 10 anos que assisti "Fight the future" no cinema) para me arrepiar toda quando ouvir a musiquinha tema, e torcer para que o Mulder finalmente dê uns pegas pesados na Scully (6) ( NO FUCKING BEES! ¬¬)

Só para constar: uma curiosidade que faltou no especial do Omelele:

Na parte que fala sobre os episódios que foram censurados, esqueceram de citar o episódio "O lar" ("Home") que chegou a ser vetado em vários países. O episódio conta a história de uma família no interior do Texas de pscicopatas ( Massacre da Serra elétrica? Não bobinho, deixa eu acabar :D) que para sobreviver a guerra acaba passando um bom tempo enclausurada. O encarceramento também vem do fato por que todos carregam várias deformidades genéticas, e para que a linhagem da família não acabe, os filhos são gerados de relações incestuosas com a mãe o.O, que eles escondem nada menos que debaixo da cama O.o². Mas é massa :D

3 comentários:

Unknown disse...

outra noticia ruim, além da que eu n vou sisti a estreia(essa é p mim)...as sci-fi estão com destino incerto, pq qd mudar não vai ter lugar p elas mais! e agora???
e as fnfics tuas e da one, e as fotos sexy do david e as da gillan de langeri :0

Unknown disse...

ah o omelete me disse mtmtmt coisas q eu n sabia o.O

Marcello disse...

e euuu?
uma das primeiras, se nao for a primeira vez que tu foi lá em casa, no tempo que o pc ficava no quarto do pai, a gente assistindo os lendários music videos toscos!!

"And if you did
Well you know I'd understand
I could, I would
More than anybody can

Did you ever love somebody?
So much that the earth moved
Did you ever love somebody?
Even though it hurt to
Did you ever love somebody?"


!!!!!!!!!!!!